B São Mamede, os estóicos do Príncipe Real.
O que mais adoro observar nestes tempos de crise é ver o pulsar dos que se reinventam. E no Príncipe Real há uma dupla que dá asas à criatividade. Chamo-lhes os estoicos do Príncipe Real.
José Luis Barbosa e Leonor Barata não têm ideias a medir no que toca à reinvenção. Quem não se lembra do Palácio onde respirava a Empório Casa. Percursores de uma vibração que não era habitual na Lisboa de há dez anos, o casal nunca teve medo de arriscar e pensar grande. O génio singular de José Luís e a simpatia luminosa de Leonor Barata habituaram-nos mal e confesso que tenho muitas saudades da Empório. Mas mais do que as saudades dou muito valor à realidade e o José Luis e a Leonor nunca foram de se deixarem iludir pela mudança dos tempos. E exemplos como este garantem a qualidade e muito mundo na nossa cidade.
Não tempos por agora uma Empório, mas são três as lojas do Príncipe Real que oferecendo linhas diferentes marcam um estilo muito próprio nas escolhas longe das Inditex’s da vida. Nada contra o empório espanhol que permitiu que os portugueses passassem a estar mais alinhados com as tendências internacionais, mas uma cidade precisa de diferença e personalidade e nisso o José Luis e a Leonor fazem-no como ninguém.
A B São Mamede, é a terceira morada que abriram nos últimos três anos, após o regresso de José Luís à moda, depois de anos de interrupção passados no design e arquitetura de Interiores, como aconteceu na Arquitectónica (onde renasce esta loja) e na Empório Casa.
Como uma das esquinas mais emblemáticas da cidade e do Príncipe Real, Leonor e José Luís Barbosa à semelhança do que já acontecera com as lojas B Bazar e Espaço B, pesquisaram e selecionaram novas marcas de criadores emergentes, com o intuito de diversificar a oferta já existente nas suas outras lojas, destinada a mulheres que procuram um estilo pessoal alternativo, elegante, sofisticado e original, e que não se revêm em tendências da moda da massificada.
Além de vestuário, calçado e acessórios provenientes de vários países como Itália, Bélgica, Suécia, França, Alemanha, entre outros, pode-se ainda encontrar neste novo espaço os perfumes da exclusiva marca Francesa, Histoires de Parfums e aromas selecionados da Comme des Garçons.
É uma escolha do mundo para portugueses do mundo, além de um enorme testemunho do que significa a palavra criatividade nos dias que correm. Por mais amor que tenhamos aos negócios é urgente seguir testemunhos de realidade como este, que nunca deixou de acreditar no comércio de rua num dos bairros de excelência da capital, e que apesar dos tempos de mudança nunca baixaram os braços. Então, são ou não são os estoicos do Príncipe Real?
crónica Saída de Emergência publicada na Vogue online a 18 de Outubro de 2012
Aqui.
N.B. - especial agradecimento à Mais-que-Tudo.
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