quinta-feira, 10 de novembro de 2011

o amor é amorosamente fodido

não ser emocionalmente correspondido é fodido. ponto. e quem diz o contrário ou mente - normalmente por estar com o orgulho ferido -, ou então não estava apaixonado. outro ponto.
mas a minha questão não é essa. aliás, a única questão é a reacção. sim, rima. que se foda.
as respostas variam entre o ácido sulfúrico e o vamos-ser-amigos-para-sempre. tenho para mim que respostas violentas tendem a demonstrar o egoísmo no amor que era (ou ainda é) sentido. esse tipo de pessoas queriam a outra pessoa porque queriam ser felizes, elas, esquecendo que a felicidade numa relação amorosa, como tantas outras coisas, é uma alma de dois corpos.
e tenho para mim que aqueles que realmente amam e estão verdadeiramente apaixonados ficam tristes, fodidos (e vão três!), devastados e toda uma parafernália de sinónimos ruins, quando o sentimento que têm por outra pessoa não é correspondido. mas também acho que, quando assim é, respeitam, compreendem e ficam até felizes por ver seguir a pessoa com quem queriam partilhar a sua vida, até que a morte os separasse. acho mesmo que só assim se ama.
amar é, acima de tudo, querer a felicidade das outras pessoas. é por isso que os pais deixam os filhos sair de casa apesar de saberem que vão perder a sua companhia; é por isso que ficamos felizes quando algum amigo parte por qualquer motivo, apesar de sabermos que a cumplicidade não será a mesma; e é por isso que ficamos felizes quando vemos alguém que amamos dizer que não gosta de nós da mesma forma.
no fundo está apenas a dizer-nos que não conseguirá ser feliz connosco.
há quem não aceite. há quem reaja de forma violenta. há quem nunca mais fale com essa pessoa. no outro dia uma amiga, de longa data, dizia algo como 'desejo-lhe toda a felicidade do mundo. longe!'.
percebo. respeito. no amor, na presunção e na água benta, cada um toma o que quer e ninguém tem nada com isso. da minha parte acredito que se o sentimento é verdadeiro e se não somos egoístas estamos perfeitamente à vontade para ficarmos a ver as pessoas que 'outrora agora' amamos ser felizes por perto.
no fundo, foi o quisemos desde o início: que essa pessoa fosse feliz. se não o é connosco, que o seja ao nosso lado, por perto, 'outrora agora'.

1 comentário:

  1. Já estive muitas vezes para escrever ao Miguel. 'Miguel, o amor não é fodido. As saudades é que são. O amor é simples. As pessoas é que, de quando em vez, apreciam fodê-lo. Fodido, fodido, sabes o que é, Miguel? Fodido é a ausência do amor. Sempre a considerar-te, Joana.'

    ResponderEliminar