quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
"Operação Robalos"
Propus um novo nome para esta trapalhada da "Operação Face Oculta" como se pode ver pelo título do post. Acho que condiz mais com o nível das pessoas envolvidas.
Primeiro facto: mesmo que tenham sido apenas uns robalos que tenham sido oferecidos, epá, não se devia ter dito... Robalos?! Então mas não havia nada com mais estilo e pinta de "gangster"?! Até nisto somos maus. A máfia italiana tem álcool e droga; nós temos robalos. Enfim, muito fraquinho...
Segundo facto (agora um bocadinho, não muito, mais a sério): gosto sempre de ver, quando rebenta uma bomba destas no nosso "jardim à beira mar plantado", o nível de indignação dos nossos comentadores e politólogos que acham inadmissível todas estas condutas (independentemente de apenas haver fortes indícios da prática de alguns crimes) e que tratam imediatamente de as generalizar a toda a população. Acho mal. Acho até mesmo que a generalidade da população concorda e mais até faria o mesmo que, supostamente, o Sr. Armando Vara fez. Não o digo por mal, sinceramente. Acho que é uma característica muito nossa a de usar os chamados "conhecimentos" para resolver este ou aquele problema. Desde a legalização da casa, passando pelo atendimento no café, o estacionamento do carro, a entrada da discoteca, and so on, and so on. Somos assim, bem ou mal, é um traço da nossa essência. Daí que, acho, um dos elementos que pode demonstrar os baixos níveis de denúncia deste tipo de crimes seja esta identificação com algumas das "personagens" do processo "Face Oculta". Não obstante a abertura de jornais e os directos no tribunal de Aveiro a malta não quer saber. É mais um que se aproveitou do "poleiro" e além do mais "se fosse eu fazia o mesmo" dirão muitos dos nossos concidadãos.
Terceiro facto (e com esta vos deixo): eu não fazia o que o Sr. Armando Vara fez e acho mesmo que este tipo de corrupção tem minado o nosso país, nomeadamente no sector da administração local de proximidade. Mas daí até fazer do homem um ser demoníaco, acalmem-se lá s.f.f. !
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Finalmente mais comentários!
ResponderEliminarE o que dizer dos nossos brilhantes e excelsos juristas que pululam por todos os canais televisivos? São debates no prós e contras, comentários a tudo e mais alguma coisa nos canais da cabo, artigos polémicos nos jornais.. É uma festa! Claro que eles sabem que nós sabemos que eles só querem informar a nação e não estão interessados em qualquer protagonismo..
Qualquer dia, o código de processo penal é assunto de café: qualquer cidadão discutirá de forma visceral aa interpretação feita pelo STJ do artigo X e Y, uns dirão que o prof. Zeca tem razão e outros que é o Prof. Dr. Zé Júlio. Em vez de sermos todos berlinenses, seremos todos PENALISTAS! Arre, anda um gajo a pagar para aprender Processo Penal e vão estes insignes doutores para a televisão dar lições gratuitamente?
Conclusão: temos mesmo de sofrer :(