domingo, 8 de novembro de 2009

País Hipocondríaco


Portugal é um país hipocondríaco.

Pode parecer estranho, mas acredito que se houvesse um médico especialista em países daria este parecer.

Nunca estamos bem. E se estamos pensámos que não e ficámos logo em baixo. Preocupámo-nos, andámos em permanente stress (por vezes sem saber bem porquê) e pensámos em demasia.

Podem dizer "ah e tal mas nem todos são assim". Certo. Mas a maioria é. Queixinhas mínimas, dores aqui e ali, enfim, problemas onde podia haver soluções, complicação onde poderia haver simplicidade.

Se sou pessimista? Nem por isso (o título do blog pode ser enganador...). Se estou a sê-lo agora enquanto escrevo? Talvez um pouco.

Mas digo isto mais como desabafo, não como análise altamente exaustiva sobre o ser português. Deixo isso com o Eduardo Lourenço ou com o José Gil. O seu a seu dono.

É que às vezes cansa ver telejornais com comentadores "que-percebem-sei-lá-bem-o-quê" (esta era fácil), ou em que todos têm opinião, seja lá sobre o quê (até eu vejam lá bem) e em que todos mas todos se queixam permanentemente de alguma coisa, mesmo que não sofram ou não estejam mal. Somos uma espécie de psicanalistas introspectivos e hipocondríacos (atingi o auge da criatividade aqui mesmo!).

O típico "vai-se andando" ou o "cá estamos" são paradigmáticos deste clima de hipocondria em que parece moda dizer que algo está mal. É óbvio que há sempre algo que está mal! Temos de sofrer (sim, eu sei, sou mesmo inteligente)!

Acho que o que existe é medo. Sim, medo! Medo de dizer "epá, sabes que mais, está tudo impecável". Medo de que por dizermos isso possa ocorrer algum cataclismo e fica logo tudo mal.

Por mim, não tenho medo e digo-o aqui: comigo está tudo bem... tirando esta dor nas costas que me anda a matar...

N.B. - pedimos desculpa pelo uso e abuso de figuras de estilo neste post. Prometemos evitá-lo ao máximo em próximas escrituras. Se não gostam, lembrem-se: temos de sofrer...

Sem comentários:

Enviar um comentário