sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Governar em Minoria


Faz um bocadinho de confusão liderar em minoria, seja onde for, mas em especial no Governo. Isso é um facto.

Mas creio que à semelhança do que se vem verificando um pouco por toda essa Europa (o caso mais recente é o da Alemanha) essa pode ser uma vantagem e não uma fraqueza ou dificuldade.

Obviamente que quem governa em minoria tem que ouvir e procurar consensos. E?! Confesso que não vejo problema nenhum. Ou não é isto a democracia? Ouvir, discutir e decidir? Ainda acho que sim.

Escrevo isto apenas a propósito do novo Governo minoritário e porque me parece estar construída uma ideia (falsa a meu ver) de que quem fica nesta posição não vai aguentar todo o tempo do mandato governativo. É claramente a procura da solução mais simples: "tomem lá o poder e façam o que quiserem com ele; nós só não queremos é chatice"! Acho, muito honestamente, que a democracia merece um bocadinho mais do nosso esforço.

É difícil? Claro! Mas não será também aliciante buscar consensos numa plateia alargada que "só" nos representa a todos?

1 comentário:

  1. Não podia estar mais de acordo. Nos últimos anos anda por aí uma verdadeira "asfixia" de pensamento único: só com maioria absoluta podemos ter um governo estável. Tretas! Negociações, cedências, iniciativas criativas, alianças pontuais, etc.. isso sim, é política!! Sejam crescidinhos e portem-se com a responsabilidade inerente ao cargo que desempenham!

    ResponderEliminar