sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Golo de Portugal?


Deco cruza e Pepe marca. Golo de Portugal?

Obviamente que sim!

Quanto mais não fosse pela lição que estes atletas portugueses (sem aspas *) dão em termos de entrega, dedicação e amor pela selecção e pelo país (tanto quanto me é dado saber e com base no que vou vendo dos jogos e declarações).

Já agora, mais duas coisas:

1.º - justificar as naturalizações com base no que outras selecções fazem é um argumento inútil porque, por um lado, há as que não o fazem e, por outro lado, é uma questão demasiado delicada para se proceder a comparações;

2.º - ser contra as naturalizações não é necessariamente sinónimo de xenofobia como alguns parecem querer afirmar sem mais. É preciso escutar o que as pessoas que defendem esse argumento dizem porque na alguns dos argumentos são importantes, como por exemplo a defesa do investimento nos jovens atletas nacionais ou a oposição a manobras políticas de naturalização interesseira (o caso Liedson daria para escrever muitas linhas a este respeito).

Em todo o caso não me oponho. Creio aliás que o nosso espírito é esse mesmo: o de bem receber e bem integrar. Além do mais estamos nos casos mais paradigmáticos a falar de pessoas que falam a nossa língua o que não pode deixar de ser considerado.

* - a piadinha do "sem aspas" vai directamente para a TVI que numa notícia sobre o jogo desencantou esta pérola: Selecção ganha com golo "português". Mau gosto to say the least.

Sem comentários:

Enviar um comentário