segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pequenas Coisas


Creio que um dos segredos que distingue uma pessoa pessimista de uma optimista reside no facto daquela não conseguir encontrar alegria e felicidade nas pequenas coisas, ou seja, nos pequenos momentos de um dia vulgar que, por muito estranho que possa parecer, nos conseguem tirar um sorriso.

Creio também que essa é uma das formas de combatermos o "temos de sofrer". Temos, é certo e tenho-o comprovado, mas também é verdade que se dermos a atenção devida a um momento engraçado no transporte a caminho de casa, um flirt de que inopinadamente nos apercebemos, uma pessoa simpática que não conhecemos de lado nenhum, uma promoção com a qual não contávamos, uma bonita imagem, um pequeno passeio, um bom lanche, chegar a casa cedo, ver um filme na TV de que gostamos sem contar, um vislumbre, um momento, sei lá, tanta coisa...

É um pouco parvo pensar nisto assim do nada mas ontem enquanto fazia uma viagem Porto - Lisboa de comboio vinha um pouco aborrecido e, enquanto observava a paisagem, senti-me bem. Não foi nada de especial e por isso mesmo achei engraçado. Já não é a primeira vez que sinto esta calma interior sem que nada o faça prever (pelo menos sem recorrer a estupefacientes ou alucionogénios) mas acho que desta vez por me ter apercebido, teve um significado especial.

Pode ser que faça jeito para um daqueles momentos em que dizemos "vá, mentaliza-te: tens de sofrer!".

Sem comentários:

Enviar um comentário